7 found
Order:
  1.  31
    Quilombos, racismo ambiental e formação em saúde e saúde mental: diálogos emergentes.Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):129-156.
    O artigo apresenta as relações entre os Povos dos Quilombos, a formação em saúde e o racismo ambiental, visto como uma face da segregação sócio espacial que é também racial. A partir da noção sobre a importância dos Quilombos para a fundação das cidades brasileiras é preciso a superação do racismo na sociedade e nos modos de pensar e produzir ciência e formação em saúde e saúde mental que deve considerar necessariamente os ensinamentos e conhecimentos dos Povos Quilombolas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  18
    Psicologia, psicanálise e relações étnicas no Brasil e na França.Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:29.
    As relações entre Brasil e França quanto às dimensões de consideração sobre o racismo são semelhantes. No Brasil o mito da democracia racial impediu a percepção das injustiças e desigualdades pautadas na dimensão racializada. Na França o mesmo acontece com o mito da Republica – igualdade, liberdade e fraternidade. Porém estas insígnias são para os franceses não negros. A psicologia brasileira e a produção em saúde mental na França possuem suas diferenças. No Brasil o alheamento dos psicólogos na dimensão das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  15
    Ancestralidade africana na Europa : O legado feminino na saúde psíquica da diáspora negra no mundo.Sylvia Serbin & Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:15.
    Entrevista realizada durante a conferência proferida por Sylvia Serbin nas atividades do “Congresso Internacional Territorialidade e Saude: desigualdades raciais e sociais em contextos locais e globais”, organizado e coordenado pelo Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade, ocorrido de 03 a 7 de setembro de 2014, no Centro de Ciências da Saude da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Antonio de Jesus/BA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  48
    Saúde mental e relações étnicas: formação do psicólogo para o SUS e o SUAS, colonização e currículo.Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:145.
    O artigo aborda a saúde mental da população negra a partir da intersecção entre psicologia social, psicologia clinica psicanalítica e relações étnicas e raciais. A partir de literaturas clássicas sobre o tema, analise do currículo formativo e levantamento dos relatórios finais de estagio em psicologia de duas universidades do nordeste brasileiro apresentamos as analises parciais. Os resultados revelam que ainda há muito a fazer para que a ciência psicológica reconheça formalmente em seu currículo as demandas do sofrimento psíquico da população (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Les émotions n’ont pas de frontière: la compétence culturelle dans les soins solidaires.Teresa Mara Pontes De Farias & Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:179.
    Trata-se de relato de experiência sobre a rede de atençao psicossocial com populaçoes vulneraveis, populaçoes de imigrantes africanos e estrangeiros em geral que vivem no contexto francês através do Centro de Acolhimento a Refugiados. A reflexao busca estabelecer um eixo de consideraçao sobre a realidade do nordeste brasileiro com as perspectivas da epistemologia da Terapia Comunitaria criada pelo professor e médico psiquiatra Adalberto Barreto, e consideraçoes da pedagogia de Paulo Freire a fim de exercer o cuidado em saude mental para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Europeus e norte-americanos no litoral Sul da Bahia: branquitude e novas colonizações no paraíso tropical?Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):257-279.
    Este texto aborda a migração para a Vila de Serra Grande, distrito do munícipio de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, considerando a projeção do Brasil paraíso tropical, assim como a suposta cordialidade inerente ao contato com o povo brasileiro. O território da vila é também abordado a fim de enfatizarmos as relações históricas, políticas, econômicas, culturais e raciais, enfim, as relações de identificações e diferenças, que fazem do Litoral Sul da Bahia um eminente território de riquezas, poderes e conflitos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Apresentação do Dossiê.Regina Marques De Souza Oliveira & Reinaldo José De Oliveira - 2017 - Odeere 4.
    Apresentação do Dossiês Psicologia, Saúde mental e Relações Étnicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark